Foto de mais de 90 anos

Restaurar fotografias é poder voltar ao tempo. Recuperar imagens de entes queridos e situações importantes de nossas vidas ou da vida de pessoas que amamos é algo inestimável. Manchas, riscos, mofo, partes faltantes e outros problemas causados pelo tempo podem ser revertidos através de processos digitais modernos de restauração. E após o trabalho feito nos sotwares de edição e tratamento de imagem é possível revelar as imagens e obtermos quantas cópias quisermos. Porém, há cerca de 90 anos não era exatamente assim que as fotos eram produzidas, como nos mostra as fotos dos bisavós do Felipe.

Nas imagens, há a jovem Alzira Ribeiro de Melo, nascida em 1899 e falecida em 1983, e o homem, Jaime Dias Vicente, nascido em 1889 e falecido em 1952. O Felipe nos conta que não se sabe exatamente a razão, lugar e data exata dos retratos, mas são imagens importantes por serem das poucas que restam deles quando mais jovens. A técnica utilizada nas imagens foi amplamente utilizada em retratos e faz com que as fotos pareçam muito com uma pintura. Tanto é que na foto original percebe-se uma primeira tentativa de restauração, à moda da época,  com pinceladas sobre a própria imagem. A imagem também foi recortada e com a restauração, pode-se ampliar a área em torno dos bisavós do Felipe.

Restauração de fotografia

Com a restauração de fotografias é possível recontar e reviver memórias, preservando-as por mais tempo. Manchas, riscos, dobras, amassados e outros problemas podem ser revertidos através do processo digital. Hoje, para preservar as características originais da foto, nenhuma intervenção é realizada na imagem original. Assim, é possível ter a recordação fotográfica por muito mais tempo.

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO